Partilhamos aqui contigo algumas ideias para diminuir o consumo e consequente desperdício que é criado pelas embalagens de plástico.
Todos sabemos como é complicado diminuir a quantidade de plástico que utilizamos no dia-a-dia, sobretudo depois de termos estes comportamentos durante anos. Porém, se mudarmos alguns hábitos e utilizarmos estratégias diferentes na hora da compra, podemos começar a fazer a diferença pouco a pouco e conseguir fazer uma mudança necessária.
Partilhamos aqui contigo algumas ideias para diminuir o consumo e consequente desperdício que é criado pelas embalagens de plástico que podem gerar uma enorme poupança na nossa vida.
1. Evita sacos de plástico
Este é um hábito muito importante na redução significativa do desperdício de plástico que é criado quando vamos às compras. Temos o velho hábito de colocar tudo em sacos de plástico, mas podemos optar por colocar em sacos de pano ou sacos de plástico antigos que podem ser reutilizados.
2. Compra a granel
Esta opção permite reduzir bastante o uso das embalagens, no entanto, sabemos que nem sempre temos essa possibilidade, uma vez que não há muitas lojas que vendam a granel, o que acaba por ser frustrante. Todavia, podemos compensar se por exemplo, optarmos, se possível, por comprar uma maior quantidade dos produtos.
3. Evita produtos que venham embalados em plástico
Tentar contornar a compra de produtos que estejam embalados em plástico. Neste caso, devemos tentar optar por produtos que tenham embalagens de cartão/papel, vidro ou mesmo que não precisem de embalagem.
A alteração de embalagens de plástico por outro tipo de embalagens é muito importante, uma vez que o plástico tem um ciclo de vida de reciclagem extremamente reduzido, acabando por ir ter ao aterro no fim.
4. Compra sempre a embalagem maior
Na eventualidade de termos de comprar uma embalagem de plástico, podemos sempre optar por comprar uma embalagem maior para conseguirmos colocar mais produtos, evitando comprar mais do que uma saca, e ao mesmo tempo considerando que serão mais rijas para poderem ser reutilizadas posteriormente.
A compra em grandes quantidades também elimina várias embalagens menores que acabam no aterro.
5. Cultiva e planta os teus alimentos
Se tiveres algum espaço em casa, tenta fazer uma mini horta! Para além de poupares dinheiro, teres produtos naturais e frescos, consegues também eliminar muitos resíduos de embalagens.
Ao mesmo tempo que poupas em resíduos, acabas por ter uma dieta que inclui mais vegetais e cortar nos produtos animais. Esta alteração traz-te mais benefícios para a saúde e para o meio ambiente, isto porque, a maioria dos produtos de origem animal vem embalado em plástico não reciclável, que provoca a maior parte dos resíduos do dia-a-dia.
Estas pequenas alterações no nosso dia-a-dia, vão criar novos hábitos que vão permitir criar uma diminuição substancial no nosso lixo biodegradável, assim como contribuir para a redução de energia, água e gases de efeito de estufa.
"Estas pequenas alterações no nosso dia-a-dia, vão criar novos hábitos que vão permitir criar uma diminuição substancial no nosso lixo biodegradável, assim como contribuir para a redução de energia, água e gases de efeito de estufa."