Para criar hábitos mais conscientes e sustentáveis, mostramos-te aqui algumas empresas portuguesas que adotam boas práticas ecológicas e que nos oferecem alternativas às opções convencionais
Com as notícias que circulam diariamente, e como todos sabemos, o plástico é um problema grave para o ambiente, colocando em risco a nossa qualidade de vida e a preservação dos oceanos.
O lixo marinho tornou-se uma ameaça à fauna e flora marinha, mas o impacto não se limita aos mares. Praias, zonas verdes, florestas, a nossa sociedade, a nossa economia e a nossa saúde são igualmente prejudicadas à velocidade incrível de apenas 60 segundos.
Segundo a Greenpeace, basta 1 minuto para serem despejadas mais de dez mil embalagens plásticas nos oceanos. Surreal!
Para contrariar esta tendência, criar hábitos mais conscientes e sustentáveis, mostramos-te aqui algumas empresas portuguesas que adotam boas práticas ecológicas e que nos oferecem alternativas às opções convencionais.
• Pica-Pau Woodcraft
A Pica-Pau Woodcraft é uma empresa portuguesa criada em 2016, que faz óculos de sol à mão, utilizando essencialmente madeira e bambu. Esta iniciativa inovadora permite substituir materiais tradicionais, como o plástico, por alternativas mais ecológicas e sustentáveis.
Para além de proporcionarem uma alternativa mais amiga do ambiente, a empresa compromete-se a plantar 5 árvores por cada par de óculos que é vendido, em parceria com projetos de reflorestação por todo o mundo.
• Conscious Swimwear
A Conscious Swimwear é uma marca portuguesa de fatos de banho feitos sobretudo de resíduos que são largados no mar, como por exemplo redes de pesca, restos de tecido e plásticos industriais. Depois do processo de regeneração, a nova fibra de nylon é 100% reciclada e 100% reutilizável.
Tal como na criação da peça, a empresa tenta ser sustentável no que toca à criação das etiquetas e embalamento. Desta forma, esta mostra que é possível comprar uma peça consciente, ética e com qualidade premium sem deixar de se preocupar com o ambiente.
Para acrescentar a esta iniciativa sustentável, a Conscious, ao fim de cada ano, escolhe uma organização sem fins lucrativos, essencialmente ligada a causas dos oceanos, para doar 1% ou mais da sua receita.
• Balluta
A Balluta é uma marca de calçado portuguesa, confecionada com materiais vegan de alta qualidade.
A maioria dos materiais utilizados pela marca são certificados e produzidos dentro da União Europeia, ajudando a reduzir a pegada de carbono ao utilizar recursos locais que cumprem as normas de sustentabilidade de trabalho.
• Just.O
A My Fair by Just.O é uma marca portuguesa de denim sustentável, com peças intemporais que vão os desde blusões de ganga até às calças skinny ou boca de sino.
A produção é feita com cerca de 50% do algodão de origem ecológica, o que lhe confere uma certificação Better Cotton Iniciative (BCI) e o couro utilizado em alguns pormenores é originário da cadeia alimentar e tem acabamentos vegetais.
O lema da empresa baseia-se no combate à exploração de mão-de-obra, oferecendo condições de trabalho justas e dignas.
• BeKoffee
A BeKoffee é uma marca portuguesa de acessórios de moda e decoração artesanal que aproveita as borras de café para criar os seus produtos. Os seus artigos são feitos à mão, com inspiração na natureza e na atividade humana.
A empresa revê-se nos valores da tradição em conjunto com a tecnologia, de modo a criar produtos que relacionam a tecnologia de hoje com a tradição de ontem; a natureza, para reduzir o impacto da atividade humana, despertando o utilizador para uma maior consciencialização ambiental; e a cultura, sendo que cada peça transporta um fragmento da cultura.