Aqui vamos mostrar-te algumas ideias sustentáveis que deves conhecer.
Apesar de haver cada vez mais pessoas preocupadas com o planeta, não é fácil reverter os danos causados até aos dias de hoje. Há quem questione o aquecimento global, mas também há quem não desista e faça a sua parte na luta por um mundo mais verde. Aqui vamos mostrar-te algumas ideias sustentáveis que deves conhecer.
• Fruta Feia
Esta cooperativa tem como slogan “gente gira come fruta feia”, e comercializa a produção que não cumpre os parâmetros estéticos exigidos pelas grandes superfícies comerciais, mas que têm a mesma qualidade.
Esta é uma ótima alternativa aos supermercados, uma vez que ajuda o ambiente e poupa a carteira. Isto porque, um cabaz de fruta pequena com 3 ou 4 kg, fica por 3,60€ e um grande. Com 6 ou 8 kg custa 7,20€.
Quando compras, nunca sabes o que vem lá dentro, uma vez que o conteúdo é escolhido em função dos excedentes dos produtores.
• Matéria
Lançado pelo João Rodrigues, chef do Feitoria, este projeto sem fins lucrativos pretende promover e dar a conhecer os produtores nacionais que exercem boas práticas agrícolas e de produção animal. Trata-se de uma ferramenta relacionada com gastronomia e que quer questionar o que comemos, desafiando-nos a pensar na origem dos alimentos e como são produzidos.
Esta iniciativa compromete-se a dar a conhecer o outro lado, contando as histórias dos produtores, dinamizando iniciativas que ajudem a reforçar a rede de contactos. Para além destas informações, encontras ainda uma tabela, com a sazonalidade de vários tipos de cogumelos, frutas e legumes.
• Repair Café
O destino de um objeto que se estraga não tem de ser o caixote de lixo, pode ser arranjado/reutilizado para outro fim. Com esta ideia em mente, surgiu na Holanda o movimento Repair Café, que consiste num evento público onde as pessoas que têm objetos para consertar encontram voluntários de várias áreas, dispostas a ajudá-las.
Este movimento chegou a diferentes cidades de Portugal, que até costumam aliar a ideia de reparação à tendência dos mercados de troca.
• Vintage for a Cause
Este projeto sediado no Porto, é dedicado à produção de roupa amiga do ambiente. As peças são feitas com restos de tecidos que teriam como destino o lixo.
Para além da sustentabilidade, a marca norteia-se pelo valor do feminismo, uma vez que a maioria da roupa é feita por mulheres e até tem um projeto social chamado From Granny to Trendy, em que ocupa mulheres acima dos 50 anos fora da vida ativa.
• Planetiers
Produzem objetos que tornam a roupa sintética menos prejudicial aos mares e oceanos quando têm de ser lavados, fazem jóias com borras de café aproveitadas de cápsulas, brinquedos para crianças livres de plásticos ou material de desenho feito com papel reciclado.
Além deste mercado, os Planetiers também desenvolveram o Eco Afonsinho, um jogo educativo para crianças sobre as alterações climáticas.