Início > Blog > Roupeiro Cápsula

Roupeiro Cápsula

Quantas mais peças temos, mais difícil é o processo de tomada de decisão, e muitas vezes acabamos por usar sempre o mesmo

...

Muitas vezes acumulamos roupa porque se pode voltar a usar, porque foi cara, porque nos esquecemos que tínhamos aquela peça no roupeiro, porque achamos que podemos voltar a gostar, entre mil e uma desculpas diferentes.
Atualmente, as tendências minimalistas estão a ganhar cada vez mais destaque numa sociedade que é pautada pelo consumismo.
O roupeiro cápsula consiste em ter um armário exclusivamente com peças versáteis que permitem conjugar umas com as outras, o que facilita quando chega a hora de escolher a roupa de manhã.
A regra diz que nos chegam 30 a 37 peças por estação. Então porque vamos acumular?

Aqui ficam algumas dicas para conseguires escolher as peças essenciais:
1. Esvazia o roupeiro e separa a roupa em diferentes categorias, isto é, coloca de um lado as peças que realmente gostas e usas, de outro as que talvez gostes ou que têm algum significado sentimental e ainda noutro lado as que já não fazem sentido, que estão estragadas ou já não servem e que por isso, já não usas;
2. De seguida, coloca de volta as peças que realmente adoras;
3. As peças que talvez gostes, que têm algum significado apegado, guarda-as numa caixa para mais tarde pensares se realmente queres/precisas delas. Assim não ficam a ocupar espaço no roupeiro nem te desfizeste delas. Se com o passar do tempo não as usares ou não te lembrares delas, então é porque estás pronta para te desfazeres delas;
4. Depois de veres o que ficou no roupeiro, pensa na regra 3-3-3, para perceberes se tens tudo o que precisas. Esta regra aplica-se a tudo, por exemplo: sapatos (3 de salto, 3 rasos e 3 botas), partes de baixo (3 calções, 3 calças e 3 saias). Não tens de seguir a regra à risca, porque cada pessoa adapta a tendência aos seus gostos; tem tudo a ver com as peças essenciais para cada pessoa.

A verdade é que quantas mais peças temos, mais difícil é o processo de tomada de decisão, e muitas vezes acabamos por usar sempre o mesmo. Com menos roupa, vais acabar por conseguir ser mais versátil e criativo(a) nos conjuntos, porque acabas por conjugar tudo o que tens de diversas formas, permitindo também poupar tempo e energia. Estás pronto(a) para viver com apenas 30 peças de roupa no teu roupeiro?

...
...